17 de set. de 2012

ALMANAQUE DO ROCK RORAIMENSE: CAP. 2 - 13 DE SETEMBRO, OS FILHOS DA REVOLUÇÃO


O ALMANAQUE DO ROCK RORAIMENSE chega ao 2º capítulo e conta a história do bairro 13 de Setembro, seminal e fundamental na história da cena rock local e verdadeiro ninho de headbanguers e do rock underground acima da linha do Equador.

RELEMBRANDO A HISTÓRIA 

No período de 09 de julho de 1890 (data da criação do Município de Boa Vista) até o dia 13 de setembro de 1943, estas terras pertenciam ao Estado do Amazonas, e Boa Vista era apenas um Município Amazonense. Quem nascesse aqui era registrado no Cartório como “Amazonense”, e só depois é que recebia o epíteto de “rio-branquense”. 

O Presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-Federal/Lei nº 5.812 de 13 de setembro de 1943, criou o TERRITÓRIO FEDERAL DO RIO BRANCO que, em tese, dava independência administrativa ao Município de Boa Vista. 

Apesar de ter sido criado em 13 de setembro de 1943 o Território Federal do Rio Branco (hoje o Estado de Roraima) só teve de fato o seu primeiro Governador (o capitão Ene Garcez dos Reis), quando aqui chegou a Boa Vista no dia 20 de junho de 1944 e permaneceu entre nós até o dia 24 de julho de 1945. 


Todo ano o Dia 13 de Setembro era comemorado em Boa Vista com pompas, festas, desfiles militar e estudantil. Era o dia cívico mais importante do Território Federal. Os alunos, principalmente do Ginásio Euclides da Cunha –GEC, e da Escola São José, desfilavam com suas fardas de gala, imponentes pela brasilidade e orgulhosos da independência de seu Território. E, assim, permanecemos como Território Federal do Rio Branco até o dia 13 de Dezembro de 1962, quando o Deputado Federal Valério Caldas de Magalhães apresentou na Câmara Federal um Projeto mudando o nome de Território Federal do Rio Branco para Território Federal de Roraima, conforme Lei Federal nº 4.182, de dezembro de 1962. A iniciativa partiu do próprio povo que via suas correspondências e mercadorias vindas de Manaus tomarem a direção da capital do Estado do Acre, que é Rio Branco. Assim, não se tinha certeza se as encomendas seriam destinadas ao Território Federal do Rio Branco (Roraima) ou se era para ser enviadas para o Rio Branco – Município/Capital do Acre. Com a mudança do nome, ficou definido qual seria o endereço certo. E, assim permanecemos como Território Federal de Roraima até o dia 05 de Outubro de 1988, quando o Território Federal de Roraima foi transformado em Estado de Roraima. Ainda hoje há quem pense que o Estado foi “criado”, mas, na realidade, ele foi “transformado”. Veja o que diz o texto do Art. 14 - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias-, da Constituição Brasileira, promulgada no dia 05 de outubro de 1988: 


“Art. 14. Os Territórios Federais de Roraima e do Amapá são transformados em Estados Federados, mantidos seus atuais limites geográficos.” 

O 1º Governador eleito do Estado de Roraima foi o brigadeiro Ottomar de Sousa Pinto. Ele tomou posse no dia 1º de Janeiro de 1991, com o seu primeiro mandato terminando em 1994. Como se vê, foram anos de luta política, democrática, e de esperança para o bravo povo roraimense deixar de ser tutelado pelo Estado do Amazonas e tomar seu rumo próprio ostentando hoje a Bandeira do Estado de Roraima. 


Mas, tudo começou no dia 13 de Setembro de 1943 quando foi criado o Território Federal do Rio Branco. Há em Boa Vista um bairro que simboliza esta luta e recebe seu nome: Bairro 13 de Setembro. A criação do Bairro e a denominação devem-se ao Prefeito Júlio Augusto Magalhães Martins (1974-1978), que realizou as primeiras obras de loteamento e doação de terrenos, seguido com benefícios de asfalto, arruamento e iluminação na administração do Prefeito major Alcides Rodrigues dos Santos (1980 – 1983), e, concluído com o Prefeito Barac da Silva Bento (1989 – 1992). Até então, toda aquela área pertencia ao Bairro Pricumã. O nome da Praça central do Bairro 13 de Setembro é: “Praça Pedro da Costa Pontes” – um dos primeiros, senão o primeiro morador do Bairro, e foi um dedicado funcionário municipal que trabalhava com abate de gado no antigo Matadouro de Boa Vista (na BR-174 – esquina com a Avenida dos Bambus). 

O BAIRRO MAIS ROCKER DE BOA VISTA 

Veludo Branco se apresentando na Casa do Rock do 13 - Ano 2007

Hoje o bairro 13 de setembro carrega em seu nome não apenas referências históricas a cidade de Boa Vista e o Estado de Roraima, como também é a casa do rock underground roraimense. Lá fica localizada a Associação de Headbanguers do 13 de Setembro, onde periodicamente são realizados shows de metal extremo com bandas locais, capitaneada pela vocalista San Rhanirak da banda Old Funeral, e festivais de metal como o Boa Vista Metal Fest. 


O bairro também já foi local de encontro dos headbanguers e rockers. Em 2007 Stallyn Buckley, vocalista da banda Iekuana criou um bar/clube temático chamado CASA DO ROCK DO 13 onde semanalmente aconteciam shows de rock com bandas do underground roraimense, entre elas Iekuana, Arroto do Sapo, Espírito Juvennil  e Veludo Branco. Infelizmente a casa não se manteve por atritos com a vizinhança que não aceitava o “barulho” vindo da casa e constantes multas do Meio Ambiente e veio a fechar 3 anos depois de sua inauguração, mas durou tempo o suficiente para virar história na cena rock local. 


Statlyn relembra esse período: “Inaugurada em 31/0/2007, A Casa do Rock foi uma ideia minha pra ajudar na divulgação das bandas de Rock do Estado de Roraima. Esteve em operação por 3 anos e era administrada por mim. o motivo do fechamento da casa foi por causa de sua localização em área residencial, onde o som incomodava os vizinhos e os mesmos denunciaram junto aos órgãos competentes. a ideia inicial foi boa e o ambiente já estava começando a ser bem fraquentado, bandas autorais e não autorais passaram por la. especiais como System of a Down, Sepultura, Motorhead e Nirvana rolaram no palco da casa. e varias pessoas que não conheciam o Rock de Boa vista começaram a curtir depois de ter visitado a casa. foi bom em quanto durou.” 

Stallyn Buckley - Vocalista da banda Iekuana e Idealizador da Casa do Rock do 13

A iniciativa de Stallyn e banda Iekuana em promover um espaço exclusivo para as bandas de rock se apresentarem ajudou a fomentar a cena rock local naquele período, já que eram escassos os picos de rock em Boa Vista, entre eles o Espaço Rock do Sesc Centro, Porto do Babazinho e as praças públicas da cidade. Os efeitos colaterais positivos com essa iniciativa de Stallyn são reconhecidos até hoje. A banda Iekuana, residente da Casa do Rock, recrutou muitos fãs nesse período, que ainda hoje apoiam e prestigiam a banda onde quer que se apresentem, mostrando que além de atitude e ousadia em realizar esse projeto, a banda Iekuana provou que é possível ter sucesso e reconhecimento local fazendo um trabalho sério, humilde e profissional e inovando a época no cenário rocker de Boa Vista. 

Banda Iekuana em apresentação na Associação de Headbanguers do 13 - Ano 2007

Também foi no bairro 13 de setembro que surgiu a banda IEKUANA, formada por músicos “nascidos e criados no bairro”. Hoje a banda IEKUANA é reconhecida como um dos grupos mais relevantes de Roraima em toda a sua história. Preparam o lançamento do 1º disco do grupo, além de terem lançado 2 video-clipes, tocado em festivais fora do Estado, como o Grito do Rock Manaus, realizarem festivais como o TRIBOS ROCK, e se apresentarem nos principais festivais de rock de Roraima. São admirados pelo público local e jamais perderam a essência de sua existência, a atitude em contestar a situação social e política local através de sua música, sendo hoje os genuínos representantes juntos de OLD FUNERAL e ARROTO DO SAPO do rock underground de Roraima. 

Marina Mar, San Rhanirak e Victor Matheus 
no Boa Vista Metal Fest 2012 realizado na Associação dos Headbanguers do 13

O Bairro 13 de Setembro representa muito mais que uma alusão a “independência” da cidade de Boa Vista – RR do estado do Amazonas. Foi lá, e ainda é, o berço de um dos capítulos indiscutivelmente essenciais para se compreender a gênese da cena rock local. Sem a atitude de pessoas/bandas/grupos como Iekuana e Old Funeral, o rock acima da linha equador estaria estagnado neste sentindo, ainda amarrado a padrões ultrapassados. É como se diz: “Onde houver um headbanguer, o metal existirá”, mas se tratando de Roraima fica melhor assim: “onde houver um rocker morador do 13 de Setembro, o rock n'roll roraimense permanecerá”. Nós reconhecemos sua história e prestamos esta homenagem. 

Fecha a Conta. 


FONTE DE PESQUISA HISTÓRICA: 

FONTE DE FOTOS DA ASSOCIAÇÃO DE HEADBANGUERS: 
Arquivo Blog Roraimarocknroll 

FONTE DE FOTOS DA CASA DO ROCK: 
Arquivo Blog Roraimarocknroll

Um comentário:

Anônimo disse...

huheaaaaaeheahuaeeaea!
Agora foi a fundo mesmo a história heim? revolta é? heheheehehehe.....mas ainda acho que poderia ter falado mais do balneario água boa! se concentrou muito aqui na capital! kkkkkkkkkkkkkkkk
brincadeira thutchuca! ficou otimo! congratulations!