13 de jun. de 2012

PAPO RETO: OSTIN LANÇA NOVO SINGLE NESTE SÁBADO

Neste sábado, 16 de junho, a banda Ostin lança mais um single na rede. O Blog Roraimarocknroll teve um Papo Reto com o baterista Lucas Luchessi que conta em primeira mão como será o lançamento além de analisar o cenário atual do rock independente de Roraima. Confira como foi o papo:

Blog Roraimarocknroll
A Ostin vem ganhando destaque na cena rock local em 2012. a que você atribui o reconhecimento do publico? carisma da banda? boa divulgação? ou tudo junto e misturado? 

Lucas Lucchesi
No início da banda, tocávamos raramente, apenas quando haviam festivais musicais na cidade... No segundo semestre do ano passado mudamos isso. Passamos a tocar na noite, em pubs, bares e festas... Nosso repertório deixou de ser apenas autoral e passamos a incluir covers de bandas que nós gostamos... Com isso conseguimos atrair um público que não tinhamos antes e a tocar com mais frequência... Vale lembrar que a OSTIN não virou banda cover... E tocando mais vezes, conseguimos divulgar nossas músicas de melhor forma... Estamos trabalhando dessa maneira... E também tem a questão da divulgação, parcerias com outras bandas, relação com o público, etc.. Damos muito valor a isso tudo. 

Blog Roraimarocknroll
Em sua opinião, O caminho que a Ostin trilha seria o modelo ideal de carreira local para as novas bandas que não tem espaço divulgarem melhor seu trabalho? mesclando cover e autoral em seu repertorio? Quando é o momento certo de tocar só autoral? 


Lucas Lucchesi
Viver de música autoral é difícil em qualquer lugar e não é diferente aqui em Boa Vista. Essa foi a alternativa que achamos para tocar com maior frequência... É só se imaginar no lugar do público... Quantas pessoas curtem sair numa sexta a noite pra escutar músicas desconhecidas de uma banda desconhecida? São poucas... Mas se você faz um show com autorais e covers, a coisa fica mais acessível... Mais pessoas irão ter vontade de sair de casa pra escutar sua banda e, com isso, mais pessoas conhecem suas músicas autorais... É minha sugestão para todas as bandas novas. Foquem no autoral, mas utilizem o cover como ferramenta... E o momento certo pra tocar só autoral, na minha opinião, é quando suas músicas autorais sustentarem as atividades básicas da banda, ou seja, quando seu show autoral conseguir pagar gastos com ensaio, manutenção de equipamentos, e demais investimentos na atividade musical... Mas isso varia de banda pra banda.. Cada uma pensa de um jeito e tem um foco. 

Blog Roraimarocknroll
E como público? Como você observa a cena rock local na atualidade? Que bandas merecem destaques? O que ainda precisa melhorar no cenário local para o rock roraimense estar mais em evidência no mercado da música independente do Brasil? 

Lucas Lucchesi
Eu costumo frequentar local onde as bandas autorais e covers se apresentam... Das bandas que eu tenho visto recentemente, duas se destacam.. No ramo autoral, tem a Jamrock..Eles tem um público considerável, levando em conta a cena local atual... E isso é resultado do esforço deles... No início eu lembro que só tinham amigos deles assistindo os shows. Agora, quando eu vou aos shows, vejo gente que eu nunca vi na vida... E no ramo cover, tenho gostado da Konvictus... Tocam muita coisa, sem frescura e com qualidade. Acho que a melhoria da cena depende inicialmente das bandas. Se todas as bandas locais da atualidade procurassem se desenvolver e evoluir, a história seria outra... Ainda tem banda que sempre toca com instrumento desafinado, sempre atrasa início de show, e o pior de tudo, sempre toca mal... Bandas que não evoluem não podem reclamar de público, organização, som, etc... E se não evoluem, a cena fica na mesma coisa de sempre. 


Blog Roraimarocknroll
A Ostin prepara mais um lançamento para o próximo sábado, seguindo o mesmo processo dos lançamentos de material anterior do grupo. Comente sobre isso. 

Lucas Lucchesi
Entramos no estúdio pra gravar uma música que já é conhecida pelo público que acompanha nossos shows... Foi o processo de gravação mais complexo que já tivemos. Demorou pra encontrar os timbres certos dos instrumentos e gravar com perfeição. É uma música com mais pegada, no estilo da nossa primeira música gravada (Tão Fácil). Demorou pra ficar pronto, mas ficou do jeito que queríamos e isso é o que importa... Vamos disponibilizar sábado no nosso canal do youtube (youtube.com/bandaostin) e na descrição do vídeo iremos colocar o link para download. 

Blog Roraimarocknroll
Quais são os próximos projetos da Ostin? Pretendem circular por outros estados? 

Lucas Lucchesi
Agora iremos dar um tempo com os shows, para poder atualizar o repertório e fazer algumas músicas novas... Nosso foco á local.. Queremos desenvolver a banda aqui na cidade e quem sabe, sair aos poucos para estados próximos... Isso não quer dizer que não pretendemos tocar nos outros cantos do Brasil.. Aceitamos propostas, mas não é o que estamos procurando no momento... Já recebemos algumas propostas para tocar fora, mas nenhuma era financeiramente viável. A distância geográfica complica muito. 

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta... 

Lucas Lucchesi
Agradeço mais uma vez ao Roraimarocknroll pelo espaço... Pra quem quiser conferir um pouco do trabalho da OSTIN, acessem nosso canal youtube.com/bandaostin... E estamos vendendo camisas da banda.. Tem em todos os tamanhos! Quem quiser é só entrar em contato conosco na pagina da banda no facebook ou no twitter (@bandaostin). Um abraço a todos e confiram a música nova no sábado, no nosso canal do youtube. 

Fecha a Conta.

Nenhum comentário: