22 de jun. de 2012

A HISTÓRIA DO ROCK EM RORAIMA: IV SESC FEST ROCK


Aí galera, depois de um bom tempo se escrever para o Blog de Rock n Roll mais legal da Região Norte, voltamos com a coluna Fatos e Fotos, com histórias e registros históricos dos eventos, bandas, festivais e etc, que marcaram e fizeram história do rock me Boa Vista – RR.


Seguindo a sequencia das edições anteriores, e já aproveitando a proximidade do SESC Fest Rock desse ano, que já está gerando várias conversas, boatos, expectativas e especulações, voltaremos ao ano de 2008, quando foi realizada a 4ª edição do festival.
 


Nesse ano por motivos sócio-econômicos-trabalhistas, este que vos escreve entrou em uma fase crítica, tendo assim que buscar novas oportunidades de emprego, e no SESC foi onde fui bem recebido pela Diretoria, e nessa época, trabalhando com a Rosana, Alex Pizzano, Karla, fiz o planejamento e coordenação dessa edição do Fest Rock, o lançamento da Coletânea Roraima Rock, e o planejamento para a segunda edição dessa coletânea, que infelizmente não se realizou por forças ocultas que agiram na velha tática do Boi, mas isso é para outra edição desta coluna. Nesse ano, era inaugurado o novo ginásio do SESC no Mecejana, e o Diretor Regional, Kildo, queria realizar o evento lá, e pediu pra eu fazer o projeto. Na mesma hora pensei em trazer bandas maiores, com expressão para engrandecer o festival. A primeira que me veio a cabeça e uma das melhores bandas nacionais em minha opinião, foi DrSin, e alguma atração rock nacional anos 80.

Fechou-se os planos, após algumas sugestões, seriam 3 bandas grandes para fechar os 3 dias de festival. Para quem se lembra daquelas noites, Forgotten Boys, Marcelo Nova e DrSin foram os responsáveis por fechar as noites da maior edição do SESC Fest Rock até hoje, em noites, público e atrações. (Quem discordar pode usar os comentários livres para expressar a opinião contrária – o espaço é democrático). 

 Forgotten Boys: Chuck, Flávio, Zé, e Gustavo na batera, fechando a 1ª noite


Marcelo Nova: e o ginásio SESC lotado fechando a segunda noite

Foram 3 noites, 3 artistas nacionais, uma banda independente do Acre, uma de Manaus que seria já a Nekrost (mas por problemas pessoais tiveram que cancelaram dias antes), e a Mezatrio de Manaus também, e mais as 14 bandas locais. 


Dr Sin: a primeira banda de Hard Rock nacional a pisar em Boa Vista, fechando o festival. Programação cumprida a risca conforme planejado.

Produção bem feita, com o máximo de profissionalismo, veja por exemplo a o VT do comercial do festival veiculado nas TVs,  o clip oficial do festival, by Alex Pizzano, com todas as bandas que se apresentaram:
Dá uma olhada nesse vídeo que tem cada pérola (risos) vale a pena (http://www.youtube.com/watch?v=AU4Ey-0Rzhw). Boas recordações.

Acho que foi o fest Rock com maior índice de sobrevivência também, das 14 banda de Boa Vista que tocaram naquele ano, 9 ainda estão em atividades, e 5 já não estão mais entre nós (rs)

Para quem não se lembra daquelas noites inesquecíveis de 2008, aí vai como foi a programação:

Sexta - feira - Dia 11 de julho
21:00 - HCL
21:40 - Belinni
22:20 - Sheep
23:00 - Somero
23:40 - Mezatrio (AM)
00:20 - MrJungle
01:00 - FORGOTTEN BOYS

Sábado - dia 12 de julho
21:00 - Alt F4
21:40 - Arroto do Sapo
22:20 - A Coisa
23:00 - Iekuana
23:40 - Filomedusa (AC)
00:20 - Veludo Branco
01:00 - MARCELO NOVA

Domingo - dia 13 de julho
19:00 - Temerus
19:40 - ST Seven
20:20 - Several Bulldogs
21:00 - Klethus
21:40 - Nekrost (AM)
22:30 - DR. SIN

O 4º Roraima SESC Fest Rock foi a edição que mudou a cara do Fest Rock, até hoje polemizado, pois alguns saudosistas ainda preferiam o formato antigo, com apenas bandas locais, cerca de 30 bandas locais, em atividade, ou de proveta, boas ou ruins, enquanto outros apoiam o novo formato, pelo apoio e exposição das bandas locais poderem mostrar seu trabalho em uma estrutura profissional de palco, som, luz, produção, mas principalmente pela oportunidade de ver shows de grandes bandas que até esse festival, era muito difícil de ver aqui em Roraima. Artistas como Marcelo Nova, Dr.Sin, Matanza, Raimundos, Dado Vila Lobos, Madame Saatan, etc. não teriam vindo se apresentar aqui se não fosse o novo formato, ousado, corajoso nas novas proporções que o festival tomou.

Depois do SESC Fest Rock, produtores locais começaram a ter mais oportunidades de realizar eventos maiores, pois provou-se a viabilidade de poder realizar algo maior, valorizar as bandas locais, presentear o publico com shows em boa estrutura de palco e luz, som, shows legais, etc.


A primeira vez que a grande estrutura do Fest Rock era montada no ginásio do SESC Mecejana.
Ficam as lembranças

Veludo Branco e Forgotten Boys tomando umas no Scaut Pub

 Dr. Sin no IV Roraima Sesc Fest Rock 



O novo SESC Fest Rock vem aí, agora na 8ª edição. ai? O que você espera? Como você gostaria de ver o festival esse ano? Maior? Menor? Bandas locais, bandas covers? Bandas nacionais? Querem opinar? Fiquem a vontade, o espaço é nosso, comentem à vontade.

Abraços.

7 comentários:

Anônimo disse...

Realmente esse Fest Rock foi o melhor até agora

Karen Lorene disse...

Eita que deu ate nó na garganta. Essa foia última vez que toquei num palco. Duas semanas depois deixei Roraima... saudades. Certamente foi uma ediçao memorável e fez a diferença ter um rocker na organizacao.

Cesar... disse...

poxa Karen, vc é personalidade que fez parte da história do rock aqui viu! qd vier visitar avida pra gente fazer uma jam. heheh..

Anônimo disse...

o primeiro fest rock grande foi esse. foi bem melhor que os fest rock antigo lá no centro que tinha mil bandas ruins e poucas boas. desse jeito agora só tocam as melhors mesmo. as vezes uma ou outra ruim sempre tem, porque são amigos de quem organiza, mas vale a pena pelas bandas grandes que vem. esse fest aii de 2008 foi importante pra essa mudança

Anônimo disse...

gostei do texto e das fotos. parabens

Anônimo disse...

eu gostaria de bandas covers

as bandas de som próprio simplesmente não animam ~.~
(exceto quando é muuuuuuuuuito boa...)

Anônimo disse...

Bandas cover é a minha piça!!!