15 de mai. de 2012

VELUDO BRANCO ABRE SHOWS DE TURNÊ DE ANIVERSÁRIO DA BANDA VELHAS VIRGENS


Por Fabio Gomes - www.somdonorte.com.br

Nesta semana a Veludo Branco fará a abertura de dois shows da turnê comemorativa dos 25 anos da banda Velhas Virgens, de São Paulo. O primeiro show acontece no Antique Pub, em Boa Vista, no sábado, 18 de maio, a partir das 23h. O segundo será no dia seguinte em Manaus, na festa Rock Fantasy, contando ainda com a banda Chá de Flores.

A escolha da Veludo Branco para circular ao lado das Velhas Virgens veio ao natural, devido à identidade temática das letras das duas bandas. As composições de ambas são recheadas de histórias sobre cerveja, mulheres e rock'n'roll, sempre contadas com muita irreverência e alguma dose de crítica. Além disso, tanto Veludo Branco quanto Velhas Virgens conduzem hoje sua carreira de modo independente, sem vínculo com o mercado fonográfico. A banda paulista chegou a lançar dois discos por gravadoras - o segundo, Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro, de 1996, com participações de Roger Moreira (Ultraje a Rigor), Rita Lee e Sérgio Hinds (O Terço), saiu pela Velas, na época dirigida por Ivan Lins. Mas a partir de 1998, com a retração do cenário mainstream de rock no Brasil, a banda optou por criar sua própria gravadora, a Gabaju Records, pela qual lançou seus nove discos seguintes, sendo o mais recente o Carnavelhas 2 - Do Love Story a Avenida São João, de 2011. 


Também foi independente o lançamento do primeiro CD da Veludo Branco, intitulado Veludo Branco Rock'n'Roll, destacado como Disco do Mês de agosto de 2010 do blog Som do Norte. O próximo trabalho da banda, o EP Sem Mentiras, gravado em abril, sairá em breve pelo selo Roraima Rock Discos. Entre os planos a curto e médio prazo, estão a gravação do segundo CD e uma turnê pela América Central e países do Caribe, marcando assim o sexto ano do power trio surgido com o intuito de transmitir ao público a essência do rock'n'roll. A trajetória da banda inclui participação nos principais festivais independentes do Norte do Brasil - Beradeiros (RO), Casarão (RO), Quebramar (AP), Megafônica (PA), Tomarrock (RR), RR Sesc Fest Rock (RR) e os Gritos Rock de Boa Vista e de Manaus, além de uma turnê pelo Rio Grande do Sul e abertura do show de Blaze Bayley (ex-Iron Maiden) em Manaus em 2010.


A conjugação dos dois fatores citados - as letras irreverentes e a opção por trilhar um caminho próprio - faz com que as músicas tanto da Velhas Virgens quanto as da Veludo Branco estejam ausentes da programação da maioria das FMs e das TVs abertas, sendo os shows e a internet seus principais meios de divulgação. A banda roraimense já foi destacada em matéria da revista Intera, de Manaus, e concedeu entrevistas à RBS TV (Porto Alegre) e MTV Belém, além de ter sido mencionada na Folha de S. Paulo em 2011. 

O show de sábado será a primeira apresentação da Velhas Virgens em Roraima. O evento é uma realização do SESC Roraima, com apoio do blog Roraima Rock'n'Roll, Shop Som e do Jornal Folha de Boa Vista. Informações: 3621 3939 / 8409 8969.

Um comentário:

Anônimo disse...

ae Veludo, parabens. continuem assim que a banda é foda