27 de mai. de 2012

VELHAS VIRGENS E VELUDO BRANCO DE BAR EM BAR PELO ROCK N’ROLL


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

Enquanto escrevo essas linhas, fazem exatamente 9 dias que aconteceu uma das noites mais incríveis da minha vida desde que comecei a tocar guitarra há cerca de 12 anos atrás. Não é segredo algum que a Veludo Branco é cria das Velhas Virgens. Meu jeito de tocar, de compor é totalmente inspirado na maior banda independente do Brasil, bem como a forma que encaminhamos nossa carreira, independente, sem precisar se submeter a qualquer tipo de subordinação ou demandas mirabolantes de pseudo lideres do cenário musical brasileiro.

É muita coisa para ser escrita nestas poucas linhas, e sinceramente não sei nem por onde começar, talvez ainda por estar um estado progressivo de letargia e felicidade por conta de um fim de semana rock n’roll que ficará pra sempre na memória de quem esteve no Antique Pub, em Boa Vista – Roraima, apreciando um show histórico, com quase 3 horas de duração, saciando a sede de todos que igualmente a mim, são fãs, e esperaram pacientemente 25 anos até a vinda das Velhas a Boa Vista.

Mais do que poder assistir ao show das Velhas, ter a honra de fazer o show de abertura me fez reafirmar mais uma vez que qualquer sonho que se tem nessa vida é possível de se realizar. Melhor ainda ter a oportunidade de repetir a dose no dia seguinte, em Manaus, mas isso quem contará noutra publicação é Cesar Matuza.


Tocamos por volta de 40 minutos. Sempre tive certo incomodo com o público local até esse show do Antique, pelo fato de sermos muito mais valorizados e reconhecidos quando tocamos em outros estados do que em nossa própria casa, mas dessa vez, para a nossa alegria, a audiência estava a fim de curtir a noite e digo que não há nada que dê mais tesão a um artista do que ouvir aplausos sinceros e embriagados após tocar sua música. Na metade do show a corda da minha guitarra quebrou e fizemos uma breve pausa. Voltamos com o Hino dos Abutres, emendando a música BOM É QUANDO FAZ MAL da banda Matanza. O coro no refrão foi insano e o público foi a loucura com nossa performance! O que foi aquilo? A galera gritando Veludo e pedindo mais um? Foi inacreditável, e ainda por cima de tudo, na plateia a banda Velhas Virgens, nossa maior influencia musical assistindo nosso show. Surreal demais! Tocamos ainda Opala Branco, e a galera retribui o refrão, e fechamos com a dobradinha Falso poder / Hendrix. Dever de casa cumprido. Agora era hora de beber cerveja e assistir o melhor show de rock que presenciei em Roraima em toda a minha vida.


Com 25 anos de estrada e 12 discos lançados fica fácil para uma banda montar um set list que agrade do início ao fim. Não foi diferente com as Velhas. Celebrando sua história tocaram clássicos atrás de clássicos. Primeira parte do show foi com instrumentos acústicos, violões, baixo, harmônicas e panderolas, combinando perfeitamente com o clima do Antique Pub. Na segunda parte o volume dos decibéis foram ao extremo, e não deu em outra: Foi a noite que mais ouvi a palavra BUCETA ser pronunciada na minha vida, e num lugar talvez não convencional para esse tipo de manifestação de tara masculina, o Antique Pub. PUTA também foi exclamado aos montes pelo público que embarcou na brincadeira da banda e interagiu do começo ao fim. ABRE ESSAS PERNAS, SIRIRICA BABY também entraram no coro. Após quase 3 horas de show a banda terminou sua apresentação, e repito, não há palavras suficientes pra caber nesse texto para descrever o que aconteceu no Antique Pub. Só quem esteve lá sabe do que estou escrevendo e por isso mesmo não vou me alongar. Restaram corpos embriagados caídos pelo ambiente, alguns dormindo em pé, outros sentados, e uma sensação de dever cumprido e alma lavada.


Um filme inteiro da minha vida passou na memória quando entrei no carro ao voltar pra casa após o show, depois da exaustão de um dia inteiro de correria e bebedeira. Eu tinha 9 anos quando escutei o som dessa banda que pirou minha cabeça e me fez querer fazer o mesmo tipo de música e seguir o mesmo caminho. Demorou 17 anos para realizar este sonho, mas o que importa? A vida é um caminho longo a seguir, e com paciência e persistência todos os sonhos se tornam reais. Eu realizei mais um, e esse com um gosto especial, pra ser guardado pra sempre na memória.

Fecha a conta.

2 comentários:

Cesar... disse...

Nada a acrescentar.. puro rock n roll

Anônimo disse...

Noite de Muito Rock n' Roll!!!