8 de jan. de 2014

PROGRAMA ESTILO ROCK - 49ª EDIÇÃO - ESPECIAL SOM DO NORTE


O programa de rádio ESTILO ROCK se diferencia dos demais programas do gênero no rádio roraimense por inovar no seu formato dinâmico, sempre trazendo novidades para os ouvintes e programa especiais. Neste sábado, 11 de janeiro de 2014, a 49ª Edição do programa ESTILO ROCK traz o especial SOM DO NORTE. O roteiro musical do programa fica por conta do jornalista e produtor cultural FABIO GOMES, editor do portal SOM DO NORTE e parceiro do blog Roraimarocknroll e programa Estilo Rock. Confira as bandas e artistas do norte do Brasil  que fazem parte do roteiro musical do ESTILO ROCK ESPECIAL SOM DO NORTE deste sábado:

Considerado um dos pioneiros do rock em Roraima, Ben Charles é o nome artístico adotado por Charles Filgueiras, músico, compositor e produtor, natural de Boa Vista. Neto de índio e nordestino, bisneto de pagé, Ben Charles lançou os CDs 'Caminhada', 'Ben Charles', 'Ben Encarnado', 'Pra quem gosta do escuro', 'Canaimé', 'O mundo' e 'Carimbó Electro Seco', lançado em janeiro pelos blogs Som do Norte e Roraima Rock'n'Roll. O CD Carimbó Electro Seco foi gerado com vagar e deixado amadurecer, qual conhaque em barris de carvalho. Ben gravou-o entre 2007 e 2008 em seu estúdio La Toca Music, em Brasília, tocando todos os instrumentos. Além deste, há outro CD já gravado, intitulado 'Duben'. Em agosto, Ben Charles foi destaque nacional pela expressiva votação recebida na enquete para escolha de um artista para abrir o Circuito Cultural Banco do Brasil em Salvador.

Uma das mais novas bandas da cena paraense, formada por Bruno Rabelo (guitarra - ex-Mohamed, Cravo Carbono e Maquine), Raniery Pontes (bateria - ex-Mohamed e Maquine), Keila Monteiro (vocal - ex-de Ninguém) e Príamo Brandão (baixo - banda de apoio de Pio Lobato e vários outros artistas paraenses). O nome Cais Virado é uma referência à relação conturbada que Belém tem com os rios que a circundam. Raniery, depois de um tempo no Rio de Janeiro, voltou à sua terra natal - Belém - e reencontrou seu ex-parceiro de bada Mohamed, Bruno Rabelo. Juntos, criaram um novo projeto, o grupo Maquine, de intensa e produtiva atuação entre 2010 e 2011. A vontade de trabalhar juntos sobreviveu ao fim da Maquine, resultando no convite para Keila Monteiro, que além de vocalista do Coisa de Ninguém era pesquisadora da obra do Cravo Carbono, e Príamo Brandão, um dos maiores baixistas do Pará, para formarem o Cais Virado. "Sobrenome" foi o primeiro single da banda, lançado em março. 

Começou suas atividades em Porto Velho no início dos anos 2.000. Com influências de punk, hardcore, trash metal faz um som brutal, barulhento e"dançante": mosh e stage diving inevitáveis. O single "Ego Espelho" foi gravado no MJ Studios e lançado em fevereiro. 

Sabe-se que em um passado não muito distante, a música regional produzida em Roraima era tratada pelo apelido pejorativo de “tambaqui music” dado por aqueles que não compreendiam a importância das referências amazônicas na construção da identidade artística do nosso povo. Assumindo essa regionalidade como influência, surgiu em 2012 a Banda DITAMBAH, formada por RODRIGO MEBS (voz), JORGE HOLANDA (baixo), ALEXANDRE HORTA (guitarra) e CESAR MATUZA (bateria). A DITAMBAH tem proposta de fazer essencialmente Rock’N’Roll autoral, com influências diversas, priorizando letras de qualidade, com poesia e crítica acentuadas. A estréia da banda nos palcos de Roraima aconteceu em março, com shows aclamados pela crítica local. O sucesso da canção "Beiral" no Festival Canto Forte levou a banda a lançá-la como single em junho, através dos blogs Roraima Rock'n'Roll e Som do Norte. 

Uma das bandas mais irreverentes do cenário de Manaus. A Dpeids surgiu em junho de 2007, na tentativa de tocar covers de bandas de punk rock do país, porém, não foram bem sucedidos, então decidiram fazer suas próprias músicas, o que foi um desafio bem aceito pelos amigos. A banda é influenciada pela cidade onde vive, somado ao dia-a-dia de seus integrantes, irreverentes e despreocupados com qualquer problema maior que uma corda quebrada ou a falta de dinheiro para a cerveja. Com letras bem regionais, combinando rock'n’roll, reggae e outras vertentes da música, a banda vem mostrando seu trabalho pelas noites da cidade de Manaus. Em 2011, a Dpeids participou do seu primeiro festival, o Grito Rock Manaus, seguindo-se depois outros eventos como o Dia Mundial do Rock, Festival Até o Tucupi e Festival Cauxi (todos em 2012) e saindo de Manaus pela primeira vez no início de 2013 para participar do Festival Independente Rock Maués, na cidade de Maués (AM), além de tocar no mesmo palco que grandes bandas do cenário local e brasileiro no Hey You Music Festival. "Você é da Onde?" satiriza famoso episódio envolvendo um ex-prefeito de Manaus, que teve televisionada uma discussão com uma moradora de área de risco da cidade, moradora esta que era oriunda do Pará. A música foi lançada no EP "Rock de Índio", em fevereiro. 

A banda surgiu em Santana, cidade vizinha a Macapá, capital do Amapá, convivendo desde sempre com a pior conexão de internet em uma capital brasileira. Mas suas conexões psiquícas suprem essa distância com uma leitura atualíssima, sexy, desolada, sagaz e urgente do rock e das relações humanas, como se vivessem em uma Megalópople destruída pelo monstro japonês que lhes empresta o nome. "Não Tanto Assim" faz parte de seu primeiro CD, "Prostituta Ofélia", gravado em Belém em 2010 com produção do jornalista Alex Antunes e só lançado em maio de 2013.  

A banda surgiu em Palmas, Tocantins, em 2009, e desde 2013 transferiu-se para Chapecó, Santa Catarina. Você pode encarar a Maquinários como uma banda de rock'n’ roll que decidiu fazer música para se divertir. Não estará errado, certamente. Mas muito mais que diversão, a maquinaria tem a oferecer o caos, que é o principio das formas mais viscerais e honestas de arte. Em contrapartida às muitas convenções do mundo, a banda faz um som que reflete seu espírito, nem um pouco preocupada em agradar para parecer legal, nem maquiada para chamar a atenção, mas sincera em sua mais nobre loucura, em seu pulso instintivo de fazer rock n’ roll pelo mais puro desejo de fazer. Produzido por Marcello Pompeu e Heros Trench, ganhadores do Grammy em 2011, o EP "Seis Milhas para o Inferno", com participações de Rogério Fernandes (Carro Bomba) e Marcello Pompeu (Korzus), foi lançado pelo Som do Norte em fevereiro. 

Grupo acreano formado em meados de 2008, faz canções em inglês e português sobre relacionamentos, pessoalidade e experiências de vida, adaptadas em inglês e português. A banda tem no currículo participação em festivais como Grito Rock Rio Branco, Acústico em Som Maior e Porto Arte Festival - este, da cidade de Porto Acre, interior do estado. Também fez memoráveis temporadas em casas de show de Rio Branco como Loft Lounge Bar e The Rock Bar. Apenas em agosto de 2013 lançou seu primeiro single, "Segredo". 

Uma das principais bandas da cena roqueira de Manaus, cuja trajetória será contada num livro, "Recortes Ácidos - O Rock dos Playmobils" a ser lançado em fevereiro de 2014. Com estilo Punk Rock com influências fortes de Bubblegum Music e Power Pop, a banda é formada desde o surgimento em 2001 por Albenizio Júnior (voz/baixo), Carol Magnani (guitarra) e Henrique Magnani (bateria). O grupo já lançou uma demo em 2006 (chamada "Playmobils", com 14 músicas) e 2 EPs com 5 músicas cada - o "3x4" de 2011 e o "Quero Ver Até Onde Vocês Vão" de 2013. Os Playmobils também atuam fortemente na cena autoral de Manaus, organizando e participando de eventos como o Toca Rock, Vinil Rock Live e Festival Mama Rock. Nos planos da banda, um novo disco para 2014. "Quero Ver Até Onde Vocês Vão" é uma canção que relembra um episódio onde outra banda tentou minar o prestígio d'Os Playmobils e foi lançada como single em abril de 2013. 

Este grupo de Palmas é o resultado de uma experiência musical. Formado em setembro de 2011 o grupo tem como proposta a mistura de sons, evidenciando suas influências e seus pensamentos mais subjetivos. Quatro garotos que tocam suas próprias músicas com influências que vai do rock’n roll passando por uma viagem psicodélica até chegar ao samba. A banda foi selecionada para a segunda Mostra SESC de Música do Tocantins em 2011, onde participou de um show com todos os artistas escolhidos e gravou uma faixa do CD do evento que foi distribuído em toda a rede SESC do país. O primeiro EP da banda, do qual "Não Deixe o Samba Meu Bem" faz parte, foi gravado em fevereiro de 2012 e lançado em fevereiro de 2013.  

Surgido em Macapá em 2003, Stereovitrola é marcada pela distorção, guitarras barulhentas, poderosas e sintetizadores estranhamente colocados, criando um contraste entre melodias delicadas e o vigor e peso das distorções e efeitos. Por mais que o verde do Norte e os rios da Amazônia inspirem violões de nylon, músicas e poesias celestiais, os integrantes do Stereovitrola condensam suas inquietações e observações dentro de elementos eletrônicos, dialogando e criando timbres bizarros e distorcidos do cimento que cresce no meio da floresta brasileira, como uma borracheira lisérgica criando paisagens musicais e vocais etéreos de dificuldade "shoegazer"em entender a vertigem do pensamento cantado. "Macaco Rei" foi lançada como single em fevereiro de 2013 e incluída no EP Symptomatosis, saído em agosto.  

Strobo é uma banda tão produtiva que "Non-Sense" foi lançada como clipe em 29 de março, como single, sem fazer parte do segundo CD, Delírio Cromático, lançado oficialmente na véspera. A dupla formada pelos paraenses Léo Chermont (guitarra) e Arthur Kunz (bateria) tem o objetivo de aliar à música instrumental uma roupagem pop, utilizando da tecnologia para misturar timbres sintéticos e acústicos sem restrição. Em pouco tempo de existência a banda lançou uma série de EPs virtuais, reunidos em seu primeiro CD, mais dois clipes na programação da MTV Brasil, foi contemplada pelo edital de circulação Conexão Vivo e concorreu na categoria Revelação do Prêmio Multishow 2013.  

O jornalista e produtor cultural FABIO GOMES
é o responsável pelo roteiro musical do programa ESTILO ROCK

Serviço
PROGRAMA ESTILO ROCK
Especial SOM DO NORTE
Rádio Monte Roraima | FM 107,9
on line | www.monteroraimafm.com.br
Sábado | 11h às 12h
Apresentação | Victor Matheus
Parceiros | Blog Roraimarocknroll & Portal Som do Norte
Telefone | + 55 95 3624 45 90 e + 55 95 8113 0894
Redes Sociais | twitter @roraimarock - facebook/blogroraimarocknroll

Nenhum comentário: