18 de dez. de 2013

PROGRAMA ESTILO ROCK - 46ª EDIÇÃO - ESPECIAL MR GONZO


O programa de rádio Estilo Rock se diferencia dos demais programas do gênero no rádio roraimense por inovar no seu formato dinâmico, sempre trazendo novidades para os ouvintes e programas especiais. 

Neste sábado, 21 de dezembro, a 46ª Edição do programa ESTILO ROCK traz o ESPECIAL MR GONZO, que nesta edição é o entrevistado do programa e também responsável pelo roteiro musical. 

Excepcionalmente nesta edição, a apresentação do ESTILO ROCK fica sob a responsabilidade de ISAH, colaboradora do blog Roraimarocknroll e também do Estilo Rock.

O roteiro musical do Estilo Rock deste sábado traz uma seleção de 10 discos fundamentais que influenciaram e ainda influenciam a carreira musical de Mr Gonzo. Saiba mais sobre Mr Gonzo, Isah Carvalho e confira agora quais são esses discos:

O gaúcho Victor Matheus, ou Mr Gonzo - como é mais conhecido - é o front man responsável pelos vocais e guitarras da Veludo Branco. Em 13 anos de carreira acumulou no curriculo participação em bandas de Roraima, além de produzir eventos, shows, festivais, e bandas do extremo norte do Brasil. Fundou a Veludo Branco junto com Cesar Matuza em 2006. Principal compositor das canções do grupo, tem em sua performance e o discurso inflamado o principal ingrediente para cativar o público nos shows da banda.

Isah Carvalho é jornalista e profunda conhecedora de rock n'roll. Isah também é colunista do blog Roraimarocknroll, colaboradora do programa Estilo Rock e editora do blog Rum to The News.

Appetite for Destruction é o álbum de estreia do grupo norte-americano de hard rock Guns N' Roses. Lançado em 21 de julho de 1987 pela Geffen Records, não obteve muito sucesso de início, mas começou a vender assim que a banda iniciou turnês pela América do Norte como abertura para grandes nomes do rock como The Cult, Alice Cooper e Aerosmith, além de seus próprios shows por festivais e casas de show. Apesar de todas as faixas creditarem todos os cinco membros originais como compositores algumas das faixas tiveram as letras criadas individualmente por cada um em diferentes épocas e as melodias só foram produzidas quando a banda já estava junta em estúdio. O estilo do álbum, como um todo, se resume ao popular hard rock dos anos 80 com influências de AC/DC e Rolling Stones, com guitarras em evidência em canções repletas de solos acompanhadas por vocais altos e distorcidos, sendo que outros instrumentos e técnicas como sintetizadores e piano só foram usados em outros lançamentos da banda. Appetite for Destruction é tido como um dos mais importantes lançamentos da história do rock por trazer canções que se tornaram clássicas e são populares até hoje como "Welcome to the Jungle", "Sweet Child O' Mine" e "Paradise City" dentre outras. O álbum foi aclamado pela crítica, que elogiou principalmente as letras variadas e as melodias potentes. Foi também um grande sucesso comercial, se tornando o disco de estreia mais vendido da história e é hoje o 11º álbum mais vendido nos Estados Unidos, bem como um dos mais vendidos mundialmente, com cerca de 28 milhões de cópias comercializadas desde seu lançamento. O álbum também aparece no topo da lista dos "100 melhores álbuns de rock de todos os tempos" da revista Kerrang! . Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.


Paranoid é o segundo álbum de estúdio da banda de heavy metal, Black Sabbath. Foi lançado em 1970 no Reino Unido, no dia exato da morte de Jimi Hendrix. É o álbum mais vendido da banda, bem como dono de alguns de seus maiores sucessos, como "Iron Man","War Pigs" e "Paranoid". Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.


Physical Graffiti é o sexto álbum de estúdio da banda britânica de rock Led Zeppelin, lançado em 24 de fevereiro de 1975, como um álbum duplo. Foi o primeiro álbum editado pela Swan Song Records, a gravadora criada pela banda, demonstra o máximo de suas habilidades, e o álbum aponta para vários estilos e influências. Physical Graffiti é frequentemente citado como um dos maiores álbuns de todos os tempos. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.1 Foi considerado pela revista Rolling Stone o 70º melhor álbum de todos os tempos. O álbum foi um sucesso de critica e público, alcançando o topo na lista da Billboard. Logo após o lançamento de Physical Graffiti, todos os álbuns lançados anteriormente pelo Led Zeppelin retornaram para lista dos 200 álbuns mais ouvidos.


Amorica é o terceiro álbum do The Black Crowes . Ele foi lançado no final de 1994, relativa americano Recordings e re-emitida em os EUA eo Reino Unido, em 1998, com duas faixas bônus. O álbum foi banido de algumas lojas como Walmart e Kmart , devido a sua capa do álbum sexualmente explícito, que possui pernas de uma mulher vestindo uma Estados Unidos tanga marque com pêlos pubianos de fora. A imagem é da capa de um jul 1976 Hustler Magazine. A imagem foi substituída por um fundo preto, que só contou com o triângulo. Amorica finalmente alcançou o status de ouro nos Estados Unidos, o envio de 500.000 cópias.

Axis: Bold as Love é o segundo álbum de estúdio do The Jimi Hendrix Experience, lançado em 1967. Depois de Are You Experienced a banda lançou mais este clássico, entretanto Axis: Bold As Love está estranhamente sob a sombra de seu álbum antecessor e sucessor Electric Ladyland. Ainda assim, o grupo parece mais confiante e mais proficiente do que em sua estréia. A gravação foi feita sob pressão de um pacto de seus integrantes, que determinava que o grupo teria que lançar dois álbuns em 1967. Durante as sessões, The Jimi Hendrix Experience lançou seu quarto single na Inglaterra, intitulado "Burning Of The Midnight Lamp"/"Stars That Play With Laughing Sam's Dice" em agosto de 1967. Entretanto, a densa qualidade musical do single evitou que o mesmo se tornasse um hit, 18º lugar, para desgosto de Jimi. Como o single não foi lançado nos EUA, Jimi pode colocar "Burning Of The Midnight Lamp" no terceiro e último álbum, o Electric Ladyland no ano seguinte. "Up From The Skies" Foi outro single que não vingou de seu álbum. Hendrix posteriormente seria rotulado como alguém que não gostava de lançar singles e procurava se expressar plenamente por meio de seus álbuns. Muitos das canções dos álbuns foram compostas com técnicas de gravação em estúdio em mente, e eram raramente tocadas em apresentações ao vivo. Somente "Spanish Castle Magic" e "Little Wing" foram apresentadas com frequência nos shows. "Spanish Castle Magic" vem do nome de um renomado clube de jazz. "Little Wing" tornou-se uma das canções mais conhecidas de Hendrix. Foi regravada pela banda Derek and the Dominos de Eric Clapton, e três anos depois teve uma regravação instrumental muito conhecida feita por Stevie Ray Vaughan. "Little Wing" é o nome do anjo-da-guarda de Hendrix (assim como "Waterfall", que é mencionado na canção "May This Be Love" de seu álbum de estréia).Em algumas relançamentos britânicos do álbum, a ordem original das faixas foram ligeiramente alteradas para que "Bold As Love" não fosse a última faixa.




Cosmo's Factory é o quinto álbum de estúdio da banda Creedence Clearwater Revival, lançado no ano de 1970.





Tudo Foi Feito Pelo Sol é o sexto álbum da banda brasileira Os Mutantes. Contando apenas com o guitarrista Sérgio Dias da formação original, neste álbum a banda já apresenta um encaminhamento para o Rock Progressivo, com músicas longas e elaboradas. Uma das curiosidades deste disco foi que ele foi gravado somente em um take. Os músicos estavam gravando a primeira música, Pitágoras, quando Túlio Mourão sinalizou para os integrantes seguirem as gravações. Assim foram executadas todas as músicas do disco sem interrupções de qualquer espécie ou pausa. Mesmo sem os integrantes originais Rita Lee e Arnaldo Batista a turnê do disco foi a mais longa, com mais shows e maior vendagem de discos.


A Sétima Efervescência é o primeiro álbum de estúdio da carreira solo de Júpiter Maçã lançado em 1996 pela gravadora Trama. O álbum foi gravado nos estúdios da Acit em Porto Alegre e contou com a produção de Egisto Dal Santo e do próprio Júpiter Maçã tendo sido ele que tocou todos os instrumentos, em exceção a "Eu e minha ex" que teve participação de Marcelo Birck nos arranjos musicais. Em votação feita por cerca de 50 músicos, críticos, jornalistas e produtores, para um matéria da Aplauso publicada em 2007, foi eleito o melhor álbum do rock gaúcho.1 . Foi também eleito pela revista Rolling Stone um dos 100 melhores álbuns brasileiros de todos os tempos, estando na 97º posição.

Novo Aeon é o quarto álbum solo do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, lançado originalmente em 1975. Este álbum não alcançou o mesmo sucesso de Gita, sendo considerado um fracasso comercial. Apesar disso, canções como "Tente Outra Vez", "A Maçã", "Tú És o MDC da Minha Vida" e "Eu Sou Egoísta" fazem de Novo Aeon, um dos discos mais célebres de Raul, e atualmente, um dos mais queridos pelos fãs. Neste disco, surgem outros parceiros nas composições das músicas além de Paulo Coelho, como Cláudio Roberto e Marcelo Motta.3 Glória Vaquer, a segunda esposa de Raul Seixas, assina a música em inglês "Sunseed", sob o pseudônimo de Spacey Glow. 

O 1º Disco da banda Veludo Branco foi inteiramente concebido em Boa Vista - RR. Produzido pela banda e por Bebeco Pujucan, que também foi responsável pela Gravação, Mixagem, e Masterização do disco no Estúdio Parixara entre 2008 e 2009. O Design do disco é assinado pelo Fotógrafo e Publicitário Saulo Oliveira em parceria com a banda. Todas as composições são da Veludo Branco, exceto Verdade Ruína, composta em parceria com a Jornalista Raísa Carvalho. Um disco 100% Veludo Branco, concretizando os 2 primeiros anos de história do power-trio roraimense, lançado em 2010 como disco do mês de agosto do blog Som do Norte além de receber diversos destaques na mídia independente do Brasil.

Nenhum comentário: