31 de ago. de 2012

COLUNA FATOS E FOTOS: GLORY ÓPERA 2002-2012


 Lá se vão 10 anos, passa rápido né? Quem lembra o primeiro show considerado grande evento de Metal, que aconteceu em Boa Vista? Idos de 2002, SESC Centro, uma banda chamada Glory Opera de Manaus, desconhecida da maioria dos Roraimenses, anuncia um show em Boa Vista. Uma banda de Metal de fora, já era uma revolução, grande expectativa. 

Público na expectativa para o show

O responsável da armação foi Rodrigo Baraúna (banda Garden), que já conhecia os caras, e organizou para eles virem a Boa Vista. Para a felicidade de uma banda local de metal, com menos de 2 anos de história, esta foi convidada para abrir esse show. 

 Lepthospirose no palco aquecendo a galera – com participação do Rodrigo Barauna 

A banda local de metal Lepthospirose, abriria um grande show, após umas poucas apresentações, como no FestRock na praça Ayrton Senna em 2001 e um tributo (o primeiro em BV) ao Iron Maiden em 2002, na finada Dunia, que depois foi KGB, e que depois virou um monte de coisa (risos). 

Lepthospirose – Jamming with Kimera 

Abrindo o evento, a banda Kimera, na época o projeto paralelo dos irmãos Baraúna. 

Abrindo a noite – Banda Kimera 

A bateria foi montada com um monte de peças de baterias emprestadas. As caixas foram emprestadas dos amigos que tinham um equipamento um pouco melhor, uma colaboração solidária muito praticada na época, pois naquele tempo era difícil juntar equipamento decente pras bandas tocarem, então sempre rolava um empresta daqui e de lá pra poder realizar os shows. 

Batera Frankstein, com tambores pretos, vermelhos e prateados E Helmut Quacken – hoje ainda no Glory Opera, mas também nas baquetas da demolidora Nekrost (AM) 

O SESC Centro cheio, entupido, presenciou uma noite histórica. Uma banda de músicos muito talentosos, com musicas pesadas e rápidas, com pegadas precisas do Helmut Quacken na bateria, fez um show demolidor. A galera de boca aberta ficava hipnotizada com as execuções perfeitas das musicas da banda e, literalmente, o SESC veio abaixo quando eles encerraram o show com Carry On do Angra, que era a musica mais conhecida da galera, que não ainda conhecia o trabalho próprio do Glory. 

SESC Centro nos bons tempos – lotado 

Interação banda com o publico 

10 anos depois, eis que essa mesma banda, que fez história naquela noite, volta pra fazer história de novo, no até agora maior, melhor e insuperável festival que Roraima já viu. Já com modificações na formação original, com os membros remanescentes Humberto e Helmut, o Glory fez um show fantástico, e agradeceu e lembrou-se daquela noite dez anos atrás, dizendo que foi o maior público que a banda já teve, e se eles lembram até hoje, foi porque eles realmente gostaram e, literalmente, foi inesquecível pra eles, assim como pra nós também. 

Glory Opera em Boa Vista – SESC Fest Rock 2012 

Deu pra perceber o que aconteceu com o cenário rock n roll em dez anos? Deu pra sentir nessas fotos a diferença de estrutura que temos hoje? Percebe que essa história tem sempre o SESC Roraima como cenário? Deu né?! 

Então, é só continuar nessa trilha, com coragem, com garra, com vontade. Prestigie, compareça, apóie, pague para entrar em um show ou evento de rock aqui nessa cidade, apóie as bandas autorais locais, compre os CDs produzidos e gravados aqui em Boa Vista, curta também e vá a eventos das bandas com propostas covers, com isso, toda a roda produtiva da musica gira com mais intensidade, se auto alimenta, porque foi exatamente assim que passamos disso ... 


Para isso... 


com o apoio do SESC e a presença do público. 

Você estava lá? 

Estava lá?

FICARAM AS FOTOS 

Glory Opera - Sesc Roraima - 2002

Glory Opera - Sesc Roraima - 2012

Reconhecem essas personalidades?

Equipe do Sesc RR e Glory Opera

Kimera, Lepthospirose e Glory Opera

Abraços a todos.

2 comentários:

Paola Carvalho disse...

EU ESTAVA LÁ. Dá até pra ver bem no meio em uma das fotos, colada no palco com a Isah do lado.

Bons tempos eram esses. Mas acho que uma faísca desse sentimento voltou aos nossos corações, pelo menos foi isso que eu senti depois do último Fest Rock.

Uma união que a gente não via há tempos.


Gostei de lembrar disso aqui. :)
Fico feliz. :)



ps. vocês todos eram raquíticos de magros, MEU DEUS, o que houve? hahaha :**

Anônimo disse...

nossa, da pra ver um monte das figuras que hoje ainda estao na cena rock nessas fotos, muito legal mesmo.