6 de ago. de 2019

COLUNA RORAIMAROCKNROLL - ANO 9 - 13ª EDIÇÃO


Nesta Edição: Histórias Secretas do Rock, The Runaway, Dogão Moto Fest, Garden, Prime Machina, Toyama Almeida, Gabriel Marqueibe, Dark V8, Gleyson Vaz, Edição de Papelão.

ABRE A CONTA 
Bom dia rocker! Agosto começou, e o rock do extremo norte do Brasil segue a todo vapor com muitas novidades, assim como foi no primeiro semestre do ano. Em 2019, o rock macuxi vem expandindo e amadurecendo em relação aos anos anteriores. Uma nova safra de bandas locais autorais vem ganhando espaço na cena independente, enquanto o mercado local revela novas bandas covers ocupando cada vez mais o protagonismo nos bares e pubs. Os eventos de rock também estão se consolidando, e a prova disso é que neste ano o calendário de festivais não se limita mais somente a capital Boa Vista. Agora temos festivais no interior do estado, e muitas bandas locais tocando também no Amazonas, e outras circulando pelo sudeste brasileiro. A era digital colocou o rock de Roraima definitivamente no mapa da música brasileira, e como sempre frisei por aqui, em breve teremos o nome de uma banda local explodindo no mercado nacional e fazendo os olhos do Brasil e do mundo apontarem para o extremo norte do Brasil, um verdadeiro celeiro de talentos, bandas legais e uma cena peculiar e autêntica, no último oásis a ser descoberto do rock nacional. Seja bem vindo a coluna Roraimarocknroll, porque a história do rock você lê primeiro aqui. Boa leitura, e ótima terça feira. Let’s go!
_______________________________________________________________________

LIVRO 
HISTORIAS SECRETAS DO ROCK BRASILEIRO 
Por Nélio Rodrigues 
Em "Histórias Secretas do Rock Brasileiro", as aventuras de bandas como A Bolha, O Terço, Equipe Mercado, Som Beat e Analfabitles, entre outras em destaque no livro, ajudam a traçar um pequeno e modesto painel do bravo rock underground brasileiro dos anos 1960 e 1970, quando vingou, com valentia, à sombra da repressão política e social e à custa da indiferença do grande público, da grande imprensa e até mesmo das gravadoras. Com sua verve idealista aflorada, essas bandas encararam a censura, o preconceito, as limitações do mercado, a precariedade dos instrumentos e a infraestrutura indigente para romper com as tradições e o conservadorismo de nossa cultura musical. Ao evoluir dos bailes (nos clubes) para os concertos de rock (nos teatros e ginásios) e dos covers para as composições próprias, acabaram dando ao rock uma linguagem peculiar, única e brasileira. Imagem Meramente Ilustrativa. 
_______________________________________________________________________

FILME 
The Runaways (The Runaways - Garotas do Rock) é um filme de drama de 2010 que conta a história da banda de rock da década de 1970 de mesmo nome. O roteiro foi adaptado do livro Neon Angel: A Memoir of a Runaway, escrito pela vocalista original da banda Cherie Currie. OS filme é estrelado por Dakota Fanning como Currie, Kristen Stewart como a guitarrista e vocalista Joan Jett, e Michael Shannon como o produtor Kim Fowley. Dirigido e roteirizado por Floria Sigismondi, o filme foi lançado dia 19 de março de 2010 nos Estados Unidos. No Brasil, foi lançado dia 8 de outubro e distribuido pela Paris Filmes. O filme teve um orçamento de 10 milhões de dólares. The Runaways descreve a formação da banda em 1975, e centra-se na relação entre a Currie e Jett(Que de fato eram lésbicas) até que a saída de Currie da banda. O filme arrecadou cerca de $4.7 milhões de dólares em todo o mundo e recebeu críticas favoráveis ​​dos críticos. 
_______________________________________________________________________

DOGÃO MOTO FEST 
Preparem os motores! Dia 10 de agosto acontece o 1º Dogão Moto Fest, em Caracaraí, a partir das 15h, com shows confirmados de Magnum 44, Dark V8, Experimento Novo, Spiritually, Motorcicle e Dj Fênix. O Blog Roraimarocknroll estará presente fazendo uma cobertura especial. Let’s Rock! 
_______________________________________________________________________

BAÚ DO ROCK 
Revirando o Baú do Rock Roraimense, encontramos esse registro da banda Garden, em performance no Roraima Sesc Fest Rock de 2012, na área externa do Sesc Mecejana... 
Um registro com cheiro de naftalina. 
_______________________________________________________________________

MOMENTO POLAROID 
*Créditos: Victor Matheus 
Pelas lentes de Blog Roraimarocknroll, a história do rock roraimense é contada... O registro é da banda Prime Machina no 3º Underground Moto Clube Festival, que aconteceu no Bar Roraima Moto Clube nos dias 12 e 13 de julho de 2019...
Uma bela imagem digna de polaroid! 
_______________________________________________________________________

INSTAROCK 
A semana do rock roraimense no Instagram

#Toyama Almeida 
Siga @guevara.toyama 

#Gabriel Marqueibe 
Siga @gabriel_marqueibe_ 

#Dark V8 
Siga @bandadarkv8 

#Gleyson Vaz 
Siga @gleysongw 

Siga o Instagram do Blog Roraimarocknroll @roraimarock 
_______________________________________________________________________

RORAIMAROCK INDICA 
Confira os perfis e páginas que você deve acompanhar nas redes sociais 

#Edição de Papelão 
www.facebook.com/edicaodepapelao

_______________________________________________________________________ 

FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense 
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com 
Siga-nos no twitter @roraimarock 
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll 
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com

PUBLICAÇÃO
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 9
13ª EDIÇÃO | 06/08/19

Nenhum comentário: