Para aqueles ainda leigos quando o assunto é história do rock n’roll, Tony Wilson (20/02/50 - 10/08/07) foi um empresário inglês, apresentador de programas musicais e fundador do selo musical Factory Record’s, onde lançou grupos como Joy Division, New Order e Happy Mondays. Tony Wilson foi o grande mentor do movimento pós-punk, assistiu ao crescimento dos Sex Pistols e à sua queda vertiginosa, bem como a curta carreira dos Joy Division, que terminou com o suicídio do seu líder Ian Curtis.
No extremo norte do Brasil, mais precisamente na cena rocker manaura, há uma figura muito conhecida de todos, dono de opiniões nocivas e pouco ortodoxas, sendo notoriamente conhecido como o “Tony Wilson do rock Amazonense”. As referências pertencem ao Jornalista Sandro Nine, um dos grandes conhecedores da história do rock n’roll, em especial expectador e personagem do rock Amazonense das últimas décadas.
A sessão PAPO RETO, do Blog Roraimarocknroll trocou uma idéia com Mr Number Nine e o leitor confere agora como rolou o papo:
Blog Roraimarocknroll:
Sandro Nine, você é conhecido como o Tony Wilson da cena rock manaura. A que você atribui a comparação? Em sua opinião, existe outros tony's wilson espalhados por aí ou só você carrega essa adorável cruz?
Sandro Nine:
Quem dera fosse a unha encravada do gênio Tony Wilson, o cara que descobriu o Joy Division e foi um dos mentores da cena indie de Manchester dos anos 80. Esse apelido me deram nas reuniões do clube indie aqui em Manaus. O Márcio Ferreira (ex- Nicotines) e Jamilson Vilela da banda Alma Nomades, por que eu sempre sabia o ano dos discos, biografia das bandas, sabia sobre a cena rock e etc, então algumas pessoas da cena começaram a falar: La vem o Tony Wilson. Aqui em Manaus há vários Tony Wilson. Carol Magnani , (guitarrista da Playmobils e produtora do Toca Rok) Augusto Nunes (banda Roodie, Cuia Coletiva e Estúdio Garagem 30), Caio Mota (presidente do Coletivo Difusão), Thony Sacrifice, Carlão (Bar do Cabelo) Matheus (banda Disritmia e produtor do Vovo Maroca) Fabio Gomes (Blog Som do Norte) e até mesmo você Matheus, Mencius Melo (Zona Tribal Festival Fronteira Norte), Paulo Shirokuma (Zona Lester Rock Festival) e mais alguns.
Blog Roraimarocknroll:
O Blog Manifesto Underground é um portal dedicado ao rock do Norte, com foco na cena rock manaura. Além das coberturas jornalísticas que outros projetos fazem parte do Manifesto?
Sandro Nine:
O Manifesto Rock na verdade é um rede colaborativa que divulga a cadeia produtiva da música das artes integradas em Manaus e de toda a região norte. Cobrimos o Festival GR BV, 2010 E 2011, NOITE FORA DO EIXO 2011, Toca Rock, Maroca Rock Festival e Zona Leste Rock Festival. Em 2011, o blog completou 1 ano de vida em junho, que seria comemorado na cobertura do Skinni, mas devido aos problemas que todos já sabem, não foi possível a ida.
Blog Roraimarocknroll:
O Blog Manifesto, em parceria com a Livraria Saraiva, promove um Projeto chamado Riffs Desplugados. Explica como funciona essa parada. O projeto acontece exclusivamente em Manaus ou pretende ser expandido além das fronteiras?
Sandro Nine:
Quanto ao projeto, temos a idéia de fazer um evento que se chamara Manifesto Sessions, com banda de Manaus e Boa vista e outros estados, em breve. O Riffs Desplugados surgiu com a idéia de ser um espaço para as bandas autorais da cena rock de Manaus e movimentar a cadeia produtiva da cena rock de Manaus. Outro objetivo é fazer o intercambio entre bandas da região norte. Bom salientar também que o Coletivo Difusão está junto nesse projeto, assim como o Cuia Coletiva. Uma novidade para as cena rock de Boa Vista, é que futuramente uma banda da cena estará no Projeto Riffs Desplugados, e será a primeira banda de fora de Manaus a tocar no projeto.
Blog Roraimarocknroll:
E já tem banda confirmada?
Sandro Nine.
Sim. Mas ainda é surpresa.
Blog Roraimarocknroll:
Nine, você morou por um tempo em Roraima, e foi personagem da nossa cena. De lá pra cá como você contextualiza o cenário do rock Roraimense?
Sandro Nine:
Morei quase um ano em Boa Vista. A primeira pessoa que conheci antes mesmo de chegar aí foi Vinícius Tocantins, que eu considero um gênio, pelas letras e as músicas que ele faz. Era um fã da Somero. Depois foi o Victor Matheus. Os dois me apresentaram ao Coletivo Canoa, e me receberam de braços abertos. Foi trabalhando no Canoa que comecei a elaborar mais ou menos todas as idéias, projetos eventos que trabalho hoje. Fiz parte de cobertura do GR BV como jornalista da comunicação do Canoa. Foi muito bacana e agradeço até hoje. Ganhei o apelido de "O embaixador de Boa Vista” em Manaus. Outra grata amizade que fiz foi Manoel Villas Boas, que no GR BV 2011, nos deu toda a assessoria
Blog Roraimarocknroll:
Pelo visto, você conhece bem a galera aqui. Traça pra gente um paralelo entre a cena de Roraima e do Amazonas. O que rola de bom? E de ruim? O que você acha que poderia ser feito pro fortalecimento de ambas?
Sandro Nine:
Por ter morado aí e conhecido muita gente bacana , que rala e faz acontecer. Ao voltar pra Manaus eu vi que BV estava um passo a frente da cena por aqui. Na época era jornalista e radialista da Radio Vertical. Tive 3 programas: Indie Rock Vertical, Programa Underground e Vertical Norte Rock ao lado do produtor Cultural Paulo Shiokuma. Sempre divulgávamos as bandas de Roraima. Falava pra todos em reuniões , palestras e etc, que a cena de BV era organizada. Aqui hoje em dia a cena ta organizada e principalmente articulada. As bandas deixaram de lado o amadorismo. Esta mais profissa e deram as mãos. Temos os picos aqui como O Toca Rock, Cabelo Rock Fetival , Maroca ock Festival , Zona Leste Rock Festival, o Projeto Riffs Desplugados, os blog s e etc. O Coletivo Difusão contribuiu muito pro crescimento da cena com eventos , festivais , inclusive agora com o projeto de MicroRRotas , uma parceria do Canoa. Isso vai ajudar em muito a cena e o intercambio, assim como o Skinni Rock Festival, que foi um sucesso aqui em Manaus, pra você ver, uma ótima repercussão. Todo dia recebo telefonemas, e-mails, reelase de bandas, cds e uma grande demanda de bandas que estão a fim de tocar em festivais em BV. A Rádio vertical, também ajudou na divulgação do rock aqui na cena, assim como o programa de Tv Vertical Rock.
Blog Roraimarocknroll:
Pra fechar a conta: Manda um recado pra galera de Roraima, e conta pra gente quais serão os próximos passos do Blog Manifesto.
Sandro Nine:
A galera daí das bandas tem talento de sobra, Veludo Branco, Mr.Jungle (Manoel a Rejane quer um disco autografado, risos), ALT F4 que estará em breve aqui em Manaus, Rolling Bones (Floco é nóis), Johnny Manero, a sensacional Jamrock e outras. São bandas que não deve a nenhuma banda do Sul do país. O publico de Roraima é fantástico, vão aos shows, compram os produtos de bandas e fomentam esse comercio alternativo. A parada é estar sempre em frente , pra cima e pro alto. Quanto ao Manifesto, como já falei antes, o projeto Manifesto Sessions já esta na ponta da agulha, pra fazer essa parceria Manaus - Boa Vista e fazer esse intercâmbio musical e cultural, juntos com os parceiros. Entender a cena é fazer parte dela , já dizia Alex Antunes.
Sandro Nine é Jornalista, Produtor Cultural do Projeto Riffs Desplugados, Blog Manifesto e Cuia Coletiva.
www.manifestorockunderground.blogspot.com
3 comentários:
Sheep do talentoso vocalista Ramom Hiama e do guitarrista e amigo Moita, estão tbm nessa conta da brilhante cena de Roraima. Estendo tbm aos " ostinados caras" da Ostin. Vida Longa a cena rock de Roraima, em breve nos veremos, forte abraço.
depois desse elogio esse "talentoso vocalista" não pisa mais no chão... tem muitos vocalista bem melhores do que ele, a começar pela humildade! agora o cara ficar se achando o Ian Curtis e comparando palavras ao vento a Smells Like Teen Spirit é muita audácia ,que para começar essa tal de palavras ao vento é muito da sua insuportável...
Massa entrevista e o Sandro Nine é um cara espetacular aqui de Fortaleza sempre acompanhamos vossos trabalhos, abraços!
Postar um comentário